segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Professores ou animadores de palco?

Prezados internautas, venho pensando acerca do modo como nossas aulas tem sido ministradas... E alguns questionamentos surgiram em minha mente, estamos ministrando com o intuito de autopromoção ou com o intuito de ensinar de fato ao aluno? Temos que imitar bichos para ganhar o respeito e a admiração de nossos alunos ou temos que nos dedicar sobremaneira para conseguir tais honrarias? A estes questionamentos tenho algumas sugestões:
O primeiro ponto que desejo expor é o fato de eu não ser o dono da verdade logo, como ser humano, sou passível de erros e de desvios. Mais, sinceramente, não concordo com o ensino anedótico como meio de autopromoção, vejo, na verdade, que o professor, em geral, não deve se autopromover, deve sim, ensinar com afinco e dignidade, com respeito e integridade, visando a obtenção do conhecimento e o aumento da capacidade cognitiva do aluno, a promoção decorre de consequência. Deixo claro, que não sou a favor de uma aula fria, sem graça, creio, veementemente, que deve haver momentos de descontração em uma sala de aula, mais mantendo a dignidade e o respeito aos docentes a aos discentes, nós, os professores, somos, afinal, formadores de opinião, ou seja, se você chama um palavrão em sala de aula, você está deixando margem para o aluno chamar um palavrão, se nos portarmos indecentemente em sala, estamos abrindo um vão para que nossos alunos façam o mesmo, nós somos modelos, e como modelos devemos mostrar aos nossos alunos valores éticos e morais de conduta, devemos ter em mente que não somos professores apenas na ministração de nossa hora-aula, mais sim professores 24 horas por dia.
Quanto a imitação de animais, deixo claro meu repúdio a tais práticas, não é necessário, não mostra o respeito que o professor merece, e digo mais, PARA MIM, é uma prática humilhante que menospreza os anos que passamos na universidade tentanto obter uma formação adequada.
A título de exemplo vejam esse vídeo no You Tube:

Em Cristo Rubens alves, professor de matemática.

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